quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A ALTURA FINAL DE UMA CRIANÇA, INFANTO-JUVENIL E ADOLESCENTE É DETERMINADA POR UMA INTERAÇÃO COMPLEXA DE MUITOS FATORES, COMO, GENE, NUTRIÇÃO, SAÚDE, MEIO SOCIOECONÔMICO, ETC.; ENDOCRINOLOGIA-NEUROENDOCRINOLOGIA-FISIOLOGIA; DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.

Você está feliz com a sua altura? Alguma vez você pensou que gostaria de ser mais alto ou mais baixo do que você é? Algumas pessoas sonham em ser um jogador de basquete profissional ou um modelo de moda, se eles são mais altos, outros gostariam de serem mais baixos, porque eles literalmente se destacam na multidão. Mas, na maioria das vezes, quando se trata de observarmos uma altura a observação deve ser feita muito mais comparativamente com nossos pais do que com qualquer herói de esportes ou estrela de cinema.

O que determina altura? 

Uma altura final é determinada por uma interação complexa de muitos fatores, incluindo nutrição, genes, e saúde em geral. As taxas de crescimento variam ao longo da vida:

· Desde a infância, quando o comprimento médio é de 50.8 cm, aos 2 anos de idade, há inicialmente um crescimento rápido, em seguida, uma desaceleração, com cerca de 14 cm de altura a mais.

· De 2 anos de idade à puberdade há um crescimento lento e constante de cerca de 6.35 cm por ano.

· Quando se entra na puberdade, um surto de crescimento de 3 a 5 centímetros em um ano é comum.

· Por volta das idades de 40 a 50 anos, a altura realmente pode começar lentamente a declinar, mesmo em adultos saudáveis.

Um dos principais determinantes da altura é quanto tempo os ossos mais longos chegam ao seu comprimento total, como o fêmur (na coxa), tíbia e fíbula (na perna). Os ossos longos têm "placas de crescimento," que são áreas em direção às extremidades que têm um espaço que permite o alongamento. 

Quando o crescimento da criança, infanto-juvenil e adolescente está completo (em geral por volta dos 17 anos de idade ou mais), as placas de crescimento se calcificam. Uma série de hormônios estão envolvidos com o desenvolvimento normal e a altura máxima, incluindo o surto de crescimento que ocorre na época da puberdade. Esses hormônios incluem (o apropriadamente chamado) GH-hormônio do crescimento, hormônio da tireóide, cortisol e hormônios sexuais (estrogênio e testosterona). Durante o surto de crescimento puberal, as mãos e os pés antes ampliam os ossos longos, de modo que, para muitos, a primeira indicação de que o rápido crescimento está prestes a começar é um aumento no tamanho do sapato. você deve ter notado, o gênero tem um efeito significativo sobre a altura: o surto de crescimento na época da puberdade ocorre dois anos antes nas meninas, quando comparados com os meninos, mas os meninos tendem a ser mais altos no final. A maior parte da diferença média de altura entre homens e mulheres (cerca de 12.7 cm) quando adultos relaciona-se com o maior crescimento de meninos durante o surto de crescimento na adolescência e a maior altura alcançada antes desse surto de crescimento (mesmo que as meninas tendem a iniciar o seu surto de crescimento mais cedo). Os genes desempenham um papel importante na determinação da altura, mesmo para além do fato de que eles determinam o gênero - na melhor das circunstâncias, com uma boa nutrição e saúde em geral, é um dos genes que tem o maior efeito sobre a altura final. Irmãos em ambientes similares que se alimentam com dietas semelhantes têm alturas diferentes, pelo menos em parte, porque a mistura de genes de seus pais é diferente em cada criança. 
Anormalidades genéticas podem prejudicar o crescimento. Por exemplo, pessoas com Síndrome de Down são quase sempre muito mais baixas do que os seus irmãos geneticamente normais. Da mesma forma, certos grupos étnicos tendem a ser mais altos (ou mais baixos), devido a diferenças genéticas.

A altura pode ser prevista?
Genes, nutrição e saúde em geral têm os seus efeitos sobre o crescimento desde o início. Conseguimos cerca de metade da nossa estatura adulta aos 2 anos de idade. Portanto, uma forma possível de prever a altura final é simplesmente dobrar a altura alcançada aos 2 anos de idade, mas nem sempre isto corresponde à realidade. Outra maneira de prever a altura final pode ser a partir de gráficos de crescimento infantil, a altura dos seus pais e ancestrais, e uma avaliação de sua "idade óssea". A idade óssea é avaliada através de raios-X que indicam o quanto o desenvolvimento do esqueleto já ocorreu e quanto mais ainda é possível. Se as placas de crescimento ainda estão abertas, por exemplo, provavelmente ocorrerá mais crescimento. Quanto mais próximo estiver a altura final (em virtude da sua idade cronológica ou da calcificação das placas de crescimento observados no raio-X), estas são as melhores formas de se prever a altura final, podendo ocorrer variações em função dos fatores que interferem no crescimento. Se houver DGH-deficiência do hormônio de crescimento deve-se procurar um endocrinologista assim que for observada alguma defasagem do crescimento para corrigi-lo o quanto antes.

Observação de que os membros da família tendem a ser de estatura semelhante à de alguns membros da família é corroborada por fórmulas destinadas a prever a altura.Uma fórmula comumente citada usa altura e sexo dos pais para prever a altura adulta (em polegadas) como segue:

· Para os homens: (altura da mãe + altura do pai + 5) / 2

· Para as mulheres: (altura da mãe + altura do pai - 5) / 2

Se você conhece as alturas de seus pais, para ver se esta fórmula prevê bem a sua estatura com uma variação de 2 a 3 polegadas.

Todos estes métodos só podem dar um valor aproximado da altura final, pois eles não podem prever com precisão. 

 Além disso, fórmulas e gráficos de crescimento para prever altura são baseados em um grande número de crianças normais e não têm bom desempenho na previsão da altura final de uma criança individual que é muito baixa ou alta, está doente ou tem uma doença genética. Para algumas doenças, incluindo a Síndrome de Down, foram desenvolvidas tabelas de crescimento separadas. A altura (ou, mais precisamente, o comprimento) no momento do nascimento não prevê bem a altura final, o mesmo vale para o tamanho do pé. Apesar de um aumento repentino no tamanho do sapato anuncia o início de um rápido crescimento na época da puberdade, o próprio tamanho do pé é um bom indicador da altura final.

Dieta e Altura
O efeito mais poderoso da dieta é visto em crianças desnutridas que sofrem atraso no desenvolvimento e baixa estatura. Uma dieta bem equilibrada e adequada mantida durante toda a infância, na ausência de doença, provavelmente, implicará na altura máxima possível, para, além disso, não há nenhuma evidência de que o enriquecimento de uma dieta com (ou evitar) um alimento particular irá alterar a altura. Por exemplo, não há nenhuma evidência convincente de que o aumento de café ou bebidas cafeinadas irá estimular o crescimento.

Condições que afetam Altura
A maioria das crianças e adultos que são considerados baixos não têm nenhuma doença específica. Têm pais baixos (ou seja, eles têm um reduzido potencial genético para a estatura) ou que têm um crescimento retardado e, eventualmente, ter a altura normal de adulto. Prematuros ou outras crianças muito pequenas, por vezes, nunca compensam completamente a altura e apesar de serem saudáveis, sua altura adulta pode ser mais baixa do que seria esperado com base na altura dos pais. No entanto, qualquer doença grave (e, por vezes, os medicamentos usados ​​para tratá-la) pode afetar o desenvolvimento, incluindo a altura. Exemplos incluem insuficiência renal crônica, fibrose cística, e perturbações intestinais que reduzem a absorção de nutrientes, por exemplo, doença celíaca. Diabetes que começa durante a infância (geralmente do tipo 1) costumava ser uma causa comum de baixa estatura em crianças, mas o diagnóstico precoce e o tratamento reduziu esse efeito sobre a altura. Outros exemplos comuns de doenças que afetam a altura incluem:

· O envelhecimento normal e osteoporose - As pessoas tendem a perder altura com a idade. Isto é principalmente relacionado com a osteoporose e redução do teor de água nos discos (de modo que a distância entre cada vértebra é reduzida). 

 Em média, as mulheres perdem cerca de 2 cm durante a sua vida, enquanto os homens perdem cerca de 2.54 cm.

· Hipotireoidismo - A redução da quantidade normal de hormônio da tireóide durante a infância geralmente leva à baixa estatura, entre outros problemas, tais como baixo rendimento escolar, fadiga, constipação e intolerância ao frio. Outra forma, o hipotireoidismo congênito, está presente no nascimento e, se não detectado (geralmente por exames de sangue de rotina), problemas de alimentação, letargia, uma língua alargada e retardo mental podem se seguir.

· Anormalidades do hormônio do crescimento - Crianças com hormônio de crescimento reduzido tem um surto de crescimento muito reduzido na época da puberdade, levando à baixa estatura. Por outro lado, se o hormônio do crescimento excessivo está presente antes de placas de crescimento calcificar, o "gigantismo" - um aumento dramático na altura – pode se seguir.

· Hipogonadismo - Esta condição é caracterizada por uma redução dos hormônios sexuais, incluindo a testosterona e o estrogênio. Pessoas afetadas podem ter pouco ou nenhum surto de crescimento no momento em que a puberdade é esperada.

· Artrite - Quando as crianças desenvolvem a inflamação das articulações, o crescimento dos ossos próximos é frequentemente afetado. Se isso ocorre antes dos 3 anos, o membro afetado pode ser mais longo do que o esperado, mas se ocorre após 9 anos de idade, as placas de crescimento podem fechar mais cedo do que o esperado, levando a uma redução do comprimento da perna. Muitas vezes existe uma redução de crescimento mais generalizada em crianças com artrite ativa.

· A corticoterapia - Estes medicamentos anti-inflamatórios poderosos podem afetar a altura através de seus efeitos sobre o desenvolvimento dos ossos. Eles podem ser prescritos para inúmeras condições, incluindo a Doença de Crohn, colite ulcerativa, asma ou artrite, embora normalmente visto como um último recurso. Se for tomado durante a infância por períodos prolongados, retardo do crescimento é comum.

· A má nutrição - Se a criança ou crianças não têm acesso adequado a uma dieta equilibrada, ou se o consumo é inadequado por outra razão (como a depressão ou o medo da obesidade), o tamanho final do adulto pode ser mais baixo do que o esperado.

Se você é como a maioria das pessoas saudáveis, a sua altura é semelhante à de seus pais, mais perto de seu pai, se você é do sexo masculino e mais perto de sua mãe, se você é do sexo feminino. 

 Depois de ter atingido a sua altura adulta, não há muito que você possa fazer sobre isso, mas você pode ser capaz de impedir parte da perda de altura durante o envelhecimento. Converse com seu endocrinologista (ou endocrinologista do seu filho), se você tiver dúvidas sobre a sua altura ou a de seu filho. Se você não gosta de quão alto você é, não culpe o café ou o suco de frutas - é provavelmente mais apropriado culpar a genética de seus pais e ancestrais. Mas lembre-se a resposta de Abraham Lincoln, quando perguntado qual o tamanho que as pernas de uma pessoa deve ter: ". Tamanho suficiente para chegar ao chão".

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como saber mais:
1. Caminhar é a forma preferida de atividade física dos diabéticos, mas de qualquer forma as pessoas com diabetes andam menos do que pessoas sem diabetes, muitas vezes citando o medo de se machucarem durante a caminhada...
http://hormoniocrescimentoadultos.blogspot.com.

2. As barreiras específicas do diabetes para intensificar a atividade física são uma possível explicação para menor atividade física moderada e vigorosa nos diabéticos...
http://longevidadefutura.blogspot.com

3. A relação desigual para pessoas com diabetes versus pessoas sem diabetes foram ajustados para idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), e etnia, e claro isto afeta a longevidade futura... http://imcobesidade.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 

DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, medicina interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil. J Endócrino. KidsHealth.org: Crescimento de 13 a 18 Years-Old; Centros de Controle e Prevenção de Doenças: medidas do corpo; DukeHealth.org: Seus ossos em crescimento: Tudo Sobre placas de crescimento; Rebekah Richards com trabalho publicado no "Atlanta Journal-Constitution", "Direito da Universidade de Brandeis Journal" e em linha em tolerance.org; Universidade de Carnegie Mellon.

Contato
Fones: 55 (11) 2371-3337 -5572-4848 ou 98197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj. 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com


Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br,
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17